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Dúvidas Frequentes
Veja abaixo as dúvidas (e suas respostas) mais frequentes dos clientes que contratam meus serviços
Marca, logo, logomarca, logotipo. Muitos usam como sinônimos, mas não são! Inclusive, saber diferencia-las é o que pode te indicar o nível de profissionalismo da empresa ou profissional que está lhe apresentando uma proposta. Começando por exclusão, logomarca não existe e se alguém lhe prometer, desconfie da qualidade do produto final...
Já o logotipo é a representação gráfica do nome fantasia de uma empresa em que só são utilizados um símbolo e a tipografia (letras). A marca é representada graficamente pelo logo e pela identidade visual, compreendendo o símbolo, o logotipo, as emoções e as cores.
Mas o que você precisa saber é que o logotipo é a assinatura do seu negócio e deve traduzir a personalidade dele, visando gerar identificação por parte do seu público-alvo.
O tempo para se criar um logotipo pode variar muito, cada job é diferente um do outro e depende da necessidade e do grau de complexidade que cada tipo de negócio exige, mas, no geral, o tempo médio para realização de todos os estudos, rascunhos, testes, revisões e ajustes, até se chegar a um logotipo ideal, pode variar de 20 a 60 dias.
Todo o processo se dá através de interações via e-mail, afim de manter todo um histórico de evolução do trabalho, da contratação ao desenvolvimento, até a aprovação e envio dos arquivos, não havendo necessidade de encontros presenciais, agilizando todo o processo, reduzindo o tempo empenhado e também o valor final do trabalho. Funciona assim, seguindo as seguintes etapas:
Etapa 1 — Briefing Tudo parte de um briefing, um questionário online que deverá ser respondido no início do job. Com algumas questões cruciais, as respostas embasará todo o estudo para criação do logotipo.
Etapa 2 — Estudo, criação e apresentação De porte do briefing, é realizado todo estudo e pesquisa, para então idealizar, rascunhar e finalizar a propostas conceitual, o qual será apresentada.
Etapa 3.1 — Ajustes e finalização Nesta etapa, será possível aprovar a proposta conceitual apresentada, com possibilidade de realizar ajustes, testes e alterações pontuais antes da finalização do logotipo.
ou
Etapa 3.2 — Revisão do briefing, novo estudo, criação e reapresentação Na hipótese de não ser aprovada a proposta inicial apresentada, é possível a elaboração de uma nova proposta conceitual, porém, como tudo parte do briefing, é necessário revisá-lo, alterando o que for necessário para obter-se outro resultado. Enfim, repeti-se todas as etapas anteriores, de estudo e pesquisa, rascunho e finalização, que será novamente apresentado, e caso seja aprovado a nova proposta conceitual, passa-se para a etapa de ajustes, antes da finalização do logotipo. Mas caso novamente ainda não se aprove a nova proposta, repete-se todo o processo até que seja aprovado algum conceito, seguindo assim para as etapas seguintes do processo criativo.
Não há limites para revisões do briefing e criações de novas propostas conceituais de logotipo, o que há, é um prazo limite para aprovação e conclusão do job, que pode variar de um job para outro, por isso, é sempre muito importante ter em mente uma visão macro do negócio, afim de subsidiar todo o trabalho com informações relevantes, que possam embasar e fundamentar bem os estudos.
Etapa 4 — Conclusão e envio dos arquivos Ao fim de todo o processo, é enviado por e-mail, um pacote com todos os arquivos do job, incluindo os arquivos editáveis (*.Ai - Adobe Illustrator), de pré-visualização (JPG - Imagem de foto) e também todos os arquivos de Fonts (tipografia/letras dos textos) utilizados no trabalho, concluindo e encerrando o cíclo do trabalho.
O briefing é um conjunto de perguntas estratégicas sobre a sua empresa ou negócio, e, é com base em todas as respostas coletadas no briefing que o estudo para criação do logotipo é iniciado, influenciando diretamente no resultado final do trabalho, ou seja, tudo parte do briefing, por isso, é sempre muito importante ter em mente uma visão macro do negócio, afim de subsidiar todo o trabalho com informações relevantes, que possam embasar e fundamentar bem os estudos.
Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que objetivam comunicar ao público a ideia, os valores, o propósito e a missão de uma empresa, produto ou serviço. Alguns elementos da identidade visual são: nome, slogan, cores, tipografia, embalagens e outras peças de divulgação.
Todo mundo tem um conjunto de características — desde o próprio nome até aspectos da personalidade e aparência — que o fazem ser lembrado e reconhecido pelos outros.
Ter uma identidade bem definida é importante não apenas para os seres humanos em sociedade, mas também para marcas e empreendimentos como um todo. Afinal, como ser reconhecido sem uma imagem?
A importância de uma boa identidade visual na estratégia de qualquer negócio deve ser vista como prioridade. Quando a estratégia é bem trabalhada, mais fácil é o processo de encantamento e conversão por parte dos clientes.
Nos casos em que ela é escassa ou mal desenvolvida, a realidade é dura, mas direta: ninguém (ou quase ninguém) dará a devida importância ao seu negócio.
Também conhecido como manual de identidade visual, o manual de marca é um registro com normas técnicas, recomendações e especificações de uma coleção de elementos de determinada marca. Ele é um documento extremamente importante, pois funciona como um guia estratégico tanto para contratação de uma agência de branding, como para os proprietários da marca, que podem utilizá-la tanto internamente quanto para divulgação no mercado.
Este documento é desenvolvido junto com o profissional que realizou o processo de criação, ou seja, o designer. Após a criação do logotipo e os demais elementos que compõem sua marca corporativa é preciso especificar formatos, tamanhos, cores, fontes e restrições para obter uma padronização no mercado, com intuito de preservar suas propriedades visuais e gerar o reconhecimento da marca.
É importante lembrar que não existe uma regra padrão para criação do manual, cada empresa cria um documento de acordo com suas exigências e especificações. Mas, estes itens geralmente constam na maioria dos manuais:
- Logotipo e suas variações;
- Paleta de cores;
- Elementos gráficos;
- Regras de comunicação;
- Regras de posicionamento;
- Restrições.
Vale lembrar que uma marca utilizada de maneira errada pode perder toda sua credibilidade, e é por essas e outras que toda marca deve vir acompanhada de um manual.
Peças de papelaria são layouts para mídias institucionais, da empresa ou negócio que deverão ser impressas em gráfica, como:
- Cartão de visitas;
- Papel timbrado;
- Envelope;
- Pastas;
- Entre outros.
Essas peças são opcionais na contratação do serviço de criação de logotipo e não estão inclusas no serviço, devendo ser contratado a parte, de acordo com a necessidade de cada negócio.
Não está incluso o serviço de impressão gráfica das peças de papelaria.
Após a conclusão e entrega do job, juntamente com os arquivos finais do trabalho, o contratante deverá contatar uma gráfica de sua confiança para orçamento de impressão das peças de papelaria, nas quantidades que melhor lhe atender.
Peças digitais são layouts de mídias institucionais ou promocionais, da empresa, negócio ou mesmo de algum produto ou serviço, mais especificamente, peças essas que só servem para veiculações em meios digitais, do tipo, redes sociais, sites, portais ou enviadas por e-mail, podendo ser essas peças:
- Post de timeline;
- Post de story;
- Newsletter;
- Banners;
- Entre outros;
Essas peças são opcionais na contratação do serviço de criação de logotipo e não estão inclusas no serviço, devendo ser contratado a parte, de acordo com a necessidade de cada negócio.
Ao fim de todo o processo, é enviado por e-mail, um pacote com todos os arquivos do job, incluindo os arquivos editáveis (*.Ai - Adobe Illustrator), de pré-visualização (JPG - Imagem de foto) e também todos os arquivos de Fonts (tipografia/letras dos textos) utilizados no trabalho, concluindo e encerrando o cíclo do trabalho.